quinta-feira, 17 de maio de 2012

O nosso trabalho... no Liceu Nacional



Foi por causa de uma grande parceria (Embaixada do Brasil, CCB-STP e Leitorado Brasileiro em ST) que tivemos duas semanas muito proveitosas de palestras e seminários e ludismos em que falamos de Brasil e de São Tomé, de literaturas e cinemas, debatemos artes e políticas educacionais... Como o que é bom se deve partilhar, segue a foto de hoje, no Liceu Nacional - Pavilhão Alda Espírito Santo. Valeu a pena!

É sempre bom lembrar que todo esse trabalho é fruto de longas conversas e muita ação e suor, que tem se apoiado num tripé fundamental para que alcance a beleza e o êxito que vimos durante as duas últimas semanas aqui na cidade de São Tomé, que repito: Embaixada do Brasil + CCB-STP + Leitorado Brasileiro. É claro que tenho de agradecer ao Presidente do ISP e ao vice-presidente, os Srs. Peregrino da Costa e João Pontífice, respectivamente, que nos tem dado todo o apoio de que precisamos para realizar as atividades dentro do ISP-STP.

O melhor lugar para se trocar experiências, para se misturar as gentes e os gostos, as culturas e as cores, as letras e os gestos dessas gentes é o espaço educacional. Insisto ainda em dizer que tenho, sim, esperança de que é a partir desses locais de prestígio que sairão os novos críticos e intelectuais são-tomenses, e que mais tarde terão condições dignas e vontade para/de viver aqui, falar, a partir daqui, sobre seus anseios, defender suas opiniões aqui, firmando o pé neste solo, assumirem-se homens e mulheres são-tomenses em luta por um país mais digno, com uma língua que lhes é própria (e falo só da portuguesa, para não entrar na riqueza das demais línguas crioulas aqui faladas!) E, para além disso, aprender sempre, quando se acha que já se sabe tudo... Falar com doçura, acolher os mais novos críticos e artistas, ouvir as opiniões com o respeito que todos merecem. É assim que se começa a pensar em uma nação.

Valeu "Vibrados" e "Grafiteiros" que lá estiveram hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário