quinta-feira, 23 de agosto de 2012

"OS CONDICIONALISMOS DA EVOLUÇÃO POLÍTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE NO PÓS INDEPENDÊNCIA"

O Laboratório de Estudos Africanos (LEÁFRICA) e o Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro convidam para mais uma sessão do EncontrÁfrica, com a palestra:
"OS CONDICIONALISMOS DA EVOLUÇÃO POLÍTICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE NO PÓS INDEPENDÊNCIA"
com o Prof. Dr. Augusto Nascimento.
03 de setembro de 2012, segunda-feira
Horário: 18h
Instituto de História da UFRJ
Largo de São Francisco nº1 – Centro
Rio de Janeiro, RJ, sala 113
O autor sugere como leitura prévia dois textos de apoio:
1 - “São Tomé e Príncipe: a independência ou o parto do autoritarismo” in ROLLEMBERG, Denise e QUADRAT, Samantha Viz (orgs.), 2010, A construção social dos regimes autoritários. Legitimidade, consenso e consentimento no  século XX. África e Ásia, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, pp.157-205.
2 - “São Tomé e Príncipe na idade adulta: a governação e o descaso da rua” in Tempo do Mundo, vol. 2, nº3, Instituto de Pesquisa Económica Aplicada, Brasília, pp.45-73 (disponível na internet).
Augusto do Nascimento é licenciado em História, foi cooperante em São Tomé e Príncipe de 1981 a 1987. Regressado a Portugal, em 1992, obteve o grau de mestre e, em 2000, o de doutor em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. É pesquisador auxiliar do Instituto de Investigação Científica Tropical, de Lisboa. Colabora com o Centro de Estudos Africanos do ISCTE, com o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e com o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Publicou textos científicos sobre São Tomé e Príncipe e Cabo Verde em livros e em revistas nacionais e internacionais. Tem como principais áreas de interesse a história recente e a atualidade de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário