quarta-feira, 6 de junho de 2012

Versos, de Caetano da Costa Alegre

Lançamento do livro Versos

"O Centro Cultural Brasil-São Tomé e Príncipe tem o prazer de informar que no dia 15 de junho, às 18h, lançará nova edição de Versos, livro referencial para o estudo da literatura e cultura são-tomenses, cuja publicação foi possível graças ao patrocínio do Governo Brasileiro, por intermédio de proposta da Embaixada do Brasil para o seu programa cultural de 2012.
Caetano da Costa Alegre, poeta nascido em São Tomé em 1864 e falecido em Portugal em 1890, é autor de poemas cujo estudo lança luzes para o entendimento do sentimento identitário de São Tomé e Príncipe. Trata-se do primeiro escritor que levou ao sistema literário ocidental a percepção de mundo construída nos seus primeiros dezenove anos de existência, vividos nestas ilhas, em choque com sua ambientação em Portugal, onde faleceu precocemente sete anos após sua chegada."
(CCB-STP)

O livro conta ainda com o prefácio escrito pelo amigo do poeta Cruz Magalhães em 1890, o primeiro a publicar os Versos, em 1916. Conta também com um estudo crítico assinado pelo Leitorado Brasileiro. Todo o trabalho teve a colaboração do Cultural da Embaixada do Brasil em São Tomé e da artista plástica brasileira Nati Borba, que idealizou a capa da edição. Além de uma nota carinhosamente escrita pela poeta Conceição Lima.

Aos residentes neste país, o convite está lançado. Aos de fora, fica a informação de que muito em breve Caetano da Costa Alegre voltará a ter lugar nas bibliotecas das escolas e nas bibliotecas públicas do país. E, assim esperamos, voltará a ter o seu lugar de direito no contexto da literatura de São Tomé e Príncipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário