quarta-feira, 19 de junho de 2013

Experimentos poéticos

Durante as aulas no primeiro ano de língua portuguesa, trabalhei, em conjunto com a professora Joana Castaño, com filmes que falam de poesia, literatura. Fizemos sessões no CLP e, dessas sessões, os alunos experimentaram um pouco a sensação do fazer o poético. Até eu escrevi um poeminha! Faço questão de divulgar aqui dois poeminhas por dia:

 
Sabes o que é?

As palavras mudam.
Quem as procurava
Vivia na solidão
sem as conhecer.
Estavam inéditas
Pronunciava-se
Sem saber o que eram.
            Quando despertei
            Comecei a analisá-las.
            Elas descrevem a cultura
            descrevem a identidade
            descrevem a realidade.
Descobri a vida nas palavras
fiz delas minha vida.
A minha identidade está nelas.
            Com a palavra
            amo, critico, me aproximo, medito
            falo, leio, conquisto, anuncio e denuncio.
            Com ela faço tudo
            não só na vida
            como também na morte.
            Mas o que é esta palavra?
            Esta palavra é a metáfora.

(Inácia da Glória)



Hoje, pela primeira vez
deparei-me com algo da natureza
e isso foi através
dos meus óculos de pobreza.

Foi o brilho de uma estrela
que me elucidou para as coisas mundanas.
Foi através da janela que vi aquela bela
e quente fortaleza, que me faz lembrar das coisas humanas.

O verde é o sinal do exuberante
e do abundante, locais para lazer
no passado. Hoje, nem o luxuriante
vegetal nos dá esse prazer.

Quem me dera estar perante
um mar azul, coqueiros abanando as ancas,
um sol escaldante
numa praia de areias brancas.

(Guilherme Marques)

Nenhum comentário:

Postar um comentário