domingo, 23 de junho de 2013

Mais dois experimentos!


Para compreender um poema, já dizia
Drummond de Andrade
que a retórica não serve.

Busquei outros poetas para melhor compreender
e descobri o carpe diem.
Mas, o que seria isso?
“Aproveite o dia”, dizia o dicionário.

Na minha análise dos poemas e poetas
encontrei também outra expressão:
“sugar o tutano da vida”.

O problema é que sou tímida
e é difícil sugar o tutano da vida.
Decidi parar.

Mas, no exílio de mim, conheci Neruda
o poeta comunista.
Apaixonei-me por seus poemas e
tive vontade de ser poetisa.
Esqueci-me da timidez.
Esqueci-me da tristeza.
Esqueci-me da culpa.
Escrevi metáforas!

(Marlene José)


Quero fazer a poesia

Quero fazer a poesia
na noite, na rua
no mar, no céu,
quero fazer a poesia.

Procuro uma longa poesia
brilhante. Uma poesia
que e leve a reconhecer
as maravilhas que existem.

Não há vida sem poesia.
Não há alegria sem poesia.
Mas havendo poesia
na vida
há alegria.

(Marlene dos Reis)

Um comentário: